sábado, 9 de abril de 2011

BONS VENTOS... só para as muito elegantes!

Sempre fui  “apaixonada “ por leques! Já tive uma porção deles, mas minhas queridas filhas também o são e sempre  acabam dando uma função  diferente (mais criativa?)  para à qual eles foram idealizados, que, a principio, seria “aliviar o calor”. Pesquisando sobre esse pequeno objeto de “luxo”, descobri que  foi inventado na China há cerca de três mil anos, depois o Japão adotou, seguiu para o Egito ,Grecia, Roma e assim por diante até chegar na França por volta do século XVI, após isso, como vento, espalhou-se pelo mundo.  Primeiro como símbolo de poder e status,  com o tempo foi adquirindo “outras funções, características e simbologia”. Eu, sinceramente, fiquei surpresa em saber da importância do leque em certas sociedades, aqui mesmo no Brasil, em 2002, aconteceu uma exposição no Museu Histórico Nacional, onde fatos importantes da História do Brasil eram contados através destes fascinantes objetos, muito curioso! Em um   certo período, onde os amores e as paixões eram mais ”velados”, as mulheres (donzelas espertíssimas e cheias de artimanhas), usavam seus “leques” para passar "mensagens" para seus “pretendentes” (quanto romantismo!), conforme a maneira como seguravam e movimentavam seus leques, a mensagem era transmitida sutilmente, evitando-se assim constrangimentos “deselegantes” (se o leque estava fechado e apoiado no colo significava que “o momento era perigoso pois havia observadores”; caso a jovem estivesse abanando com “violência”, o significado era “amo-te muito”; o leque aberto e imóvel  queria dizer “terreno livre”, etc.) – Particularmente, sou a favor da volta do uso maciço do leque, primeiro porque acho muito elegante,  depois porque faríamos muita economia de energia pois seria dispensável o uso do ar condicionado além de ser muito mais saudável! Por outro lado fico imaginando como seria a “simbologia atual correspondente”... Vamos lá:
1-   -  Leque fechado apoiado no colo – “nem venha que estou menstruada”
2-  -   Leque aberto sendo fortemente abanado – “pode vir que estou ‘facinho’”
3-  -   Leque aberto sendo abanado lentamente – “me paga uns tragos que talvez role”
4-  -   Sem Leque – “nem se aproxime porque meu “negócio” é outro... (rsrsrsrs)

Brincadeiras à parte,  o Leque é decididamente um objeto de sedução, é um charme a mais no look, deixando-o mais feminino e muito elegante. Vou adotar o uso do Leque, acho isso tudo “muito romântico”!      
* Na mitologia Grega, diz-se que o Leque surgiu a partir de um dado momento em que o deus Cupido  "roubou" uma asa de Zéfiro - o vento - para abanar sua amada Psiqué! (quanta doçura)  

O charme do Leque no WOOD'S BAR - 26/03/2011
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário