quinta-feira, 26 de maio de 2011

"Cronópio" Jeane

Impossível não sair transformada depois de algumas horas ao lado da poeta iguaçuense Jeane Hanauer. Com movimentos graciosos , olhar contundente e palavras deliciosamente combinadas, ela nos leva à lugares tão distantes e nos trás novamente à realidade, como quem assiste e participa (somente ao que interessa, porque ela faz escolhas) da vida de uma maneira “singular”, própria de quem  tem intimidade e conhece, por experiência, as dores, os amores e os limites entre o “ser e o estar”. Quatro horas e meia de conversa cheia de referências, as melhores possíveis (assim como sua escrita), um “ir e vir” de assuntos “linkados”, entrecortados, sem nunca perder o “fio da meada” e o melhor de tudo:  Ela permite que o “diálogo” aconteça (coisa rara), ouve com a mesma intensidade com que fala, diverte e “se” diverte. Procuramos os segredos do realismo fantástico, brindamos “CRONÓPIOS”, rimos e nos entristecemos com alguns “FAMAS”, brincamos de amarelinha, vomitamos coelhinhos, tiramos e colocamos os “pais” nas “latas de lixo”, “analisamos ”Vladimir e Estragon” , despedaçamos o abril, dançamos em “delírio na lavoura de Simone Spoladore, tomamos o “DAIME “ com Jean, corremos atrás das bolinhas de sabão espalhadas pela  casamóvel  de um dos mais brilhantes mímicos que conhecemos (uma agradável coincidência),filosofamos sobre Helena Blavatski, Rosas Cruzes, Umbanda e de meu encontro com Jesus Cristo,  ouvimos música Celta, falamos de “mãe”, falamos de “ressonância”, de atração, de qualidade de vida, de opção e da falta dela. Para ela, talvez apenas um encontro, para mim uma “descoberta”...
Já em casa... dois deliciosos livros, devidamente autografados, para serem degustados: “Lobos no Telhado” e “Flor e Cimento” -  cada linha, cada frase, “trago” Jeane de volta,  em sua escrita “confessional e violenta” – digo violenta,  porque é direta,  sangra... e fica -  Fica “à flor da pele”, viva, cotidiana e verdadeira.  O mais maravilhoso de tudo isso, além de aguardar  “CRONÓPIO GODOT”  (seu próximo livro que está no “forno”), é saber  que ela, Jeane, mora ao lado, bem pertinho de nós, que participa da efervescência do atual movimento Cultural que está acontecendo na cidade (um ponto para a cultura local), que aceita convites e convida, que deixa recados, manda e lê nossos emails... Alguns encontros que temos,  são verdadeiros presentes (nessas horas sinto que acertei quando decidi “dobrar" algumas esquinas) e me fazem contrariar alguns “ditos” populares, neste caso “santo de casa FAZ milagre” , um milagre chamado  poesia,  da melhor qualidade!  

Jeane, querida, estou ansiosamente "Esperando CRONÓPIO Godot"...



 Jeane Hanauer 

* QUER MAIS INFORMAÇÕES?
 visite e siga o blog da escritora 
 


.



Um comentário:

  1. Wynia-flor: poucas pessoas fizeram um "raio-x" de mim, do meu universo e de minha escrita de forma tão acertada. Teu texto tem uma habilidade afiadíssima, um traquejo circense, direto no alvo. Menciona todos os unicórnios da conversa de forma genial! Digo com toda convicção e lucidez que Deus me deu: um dos melhores presentes que já recebi. Agradeço de coração tua generosidade. Que as divindades nos mantenham sempre no "circuito ideal". Um abraço daqueles, cronópia.

    ResponderExcluir