domingo, 12 de junho de 2011

SIMPLES ASSIM...

Dona Consuelo é uma senhorinha muito moderna, usa vestidos justos, e detalhes “animal print” no look, se maquia discretamente, tem as sobrancelhas delicadamente desenhadas, os cabelos curtinhos e prateados  - como as senhoras dos livros de poesia -  combina seus acessórios com a roupa que está usando, sempre muito bem arrumadinha que dá gosto de ver (escrevo  no diminutivo para  que a  doçura dela seja  mais real). Dias atrás, na fila do mercado,  me encontro com ela, que graciosamente se dirige à minha filha dizendo:  - como é linda essa menina! (silêncio )  Com a mesma delicadeza me diz:  - Claro, a mãe também é bonita!  Respondo:  Imagina, a senhora é que é muito elegante e está sempre muito “chic” !  Ela me olha nos olhos (coisa não muito freqüente nos dias atuais), com seu olhar muito mais firme que seu caminhar e diz: “Faço isso por amor! Por amor à  mim, ao meu companheiro e ao próximo, o que inclui você!” (ela disse que se arrumava da melhor maneira possível para mim?... Mas ela nem me conhece...)   O que fazer com esta declaração? como conseguir manter-se o mesmo,  depois de palavras tão sinceras? sim, porque naquele instante todo "o mundo" se transformou!  tudo à minha volta era amor! Voltei para casa, para minha rotina e a senhorinha ali, falando e se movendo nos meus pensamentos . Certamente, curiosa que sou, quis saber muito mais da vida dela, primeiro observei. Sempre com seu companheiro, para cima e para baixo, ela de mini saia e botas ele de suspensórios e rabo de cavalo! De alguma maneira, me senti mais protegida sabendo que eles moravam no mesmo prédio que eu!  Cansada de São Valentim, de João Doria, de Cestas de café da manhã e de todas as publicidades e “apelos” que envolvem o dia 12 de junho, sendo meio desajeitada em “combinar palavras”, tendo lido   Pessoa, Drummond, Florbela, Vinícius e tantos mestres que falaram de Amor, obviamente não iria me atrever a discorrer sobre o tema, porém, vi em minhas mãos um presente mais que especial , percebi que podia compartilhar um pouco da  história  de uma vida "a dois" que ainda está sendo escrita - com lápis de cor pra ficar bem colorido - que tantas vezes procuramos, mas que, por vergonha ou por não ter ter "podido aprender", insistimos em negar,  em achar que é platônico, é utópico é finito!

Dona Consuelo e seu companheiro Sr. Hilton Sergio, há trinta e cinco anos,  vivem uma verdadeira história de amor, de companheirismo de conquista diária... Dormem juntos, abraçadinhos e se beijam na boca. Saem para dançar, vão aos cassinos e voltam para casa de madrugada...  Fazem planos a curto e longo prazo, viajam quando podem, vão à Fortaleza, e planejam San Diego, ela controla o Diabetes dele e, por sua vez, ele escolhe os vestidos dela. Ela usa creme  natural de abacate para prevenir as rugas e ele coloca fotos dos dois se beijando na tela do computador... Pergunto: Qual o segredo? ela responde:  - “O segredo é o perdão! Já que somos pessoas únicas, temos nossas diferenças e sendo humanos, erramos. Se não existe a capacidade de perdoar, não há possibilidade de compartilhar. Amar é ter "cuidado"  é estar bonita para ajudar a enfeitar e colorir o mundo! Simples assim...

Tenho recebido presentes  do casal: abacaxi, coca cola zero e convites para o cassino...  Dona Consuelo sempre se despede dizendo: “ ajude o próximo sempre que ele precisar”.  Tenho medo de um dia bater no  “807” e descobrir que esse casal nunca morou lá!
Feliz “dia dos namorados!”  



Este texto está publicado na primeira edição da revista VIE CATARINA MAG

13 comentários:

  1. Que lindo Wynia! Sá pra variar, estou eu aqui envolvida em minhas lágrimas. Conheço o casal da igreja (Catedral São João Batista) onde todos os domingos nos dão o maravilhoso ar de sua graça, no verdadeiro sentido da palavra. Porém, eu não sabia nada deles, a não ser que deveriam ser especiais, por estar sempre de mãos dadas e pela maneira única de se vestirem. Realmente, estou impressionada com a sabedoria de ambos. Obrigada Wynia, por compartilhar conosco essa doce história, me ensinou muito!

    ResponderExcluir
  2. Ai adorei... sempre encontro eles no cassino... sempre chegam de maos dadas... sempre com um ar de amor no rosto (coisas que no tempo de hoje e dificil neh) e minha mao sempre diz... quero viver como eles minha terceira idade....

    parabens Wynia...

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso!!E, é tão verdade, que me deixa feliz só de saber que, pelo menos, meu pensamento não está errado. Feliz TODOS OS DIAS:) Beijos querida!
    Carla Ph.

    ResponderExcluir
  4. Isso sim e uma Lição de VIDA, as vezes jogamos td para o alto sem pensarmos nos outro, mais de uma coisa so temos certeza se a palavra perdão existisse para todos o mundo não estaria como esta hj...

    ResponderExcluir
  5. O grande segredo do amor ... é o respeito,o companheirismo, a generosidade ,paciência ... e sempre ...sempre cultivá-lo.... sempre!!!! Lindo Texto, Parabéns !

    Darlene Rosa

    ResponderExcluir
  6. Dá um alívio no peito saber que ainda existem casais e amores assim... lindo!

    ResponderExcluir
  7. MARAVILHOSO o post! Conheço o casal, já troquei algumas palavras com a Srª, eles são umas figuras! Parabéns, a história deles é linda!
    Dayana Friedrich

    ResponderExcluir
  8. Aaaai que lindooo!
    Quando eu crescer quero ser como a D. Consuelo!
    Eles nem parecem de verdade mesmo Wynia!
    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  9. Bom...falar sobre este casal, eh um tanto quanto partiular...rsrrs sou a nora....portanto tudo que eu disser, podera parecer "chuva de confetes"!!!
    Sou casada com o filho do Sr Hilton ha 28 anos, e possoo dizer que sem "sombra" de duvidas ele eh um exemplo de pessoa, onde ao longo desses anos tenho aprendido muito, com sua simplicidade, honestidade, amor e afins.
    A Dona Consuelo ja nao faz tanto tempo assim...ela eh a companheira que ele escolheu para dividir os seus dias, suas alegrias, o companherismo.
    Quero poder chegar tambem nesta fase da vida, usufruindo de tudo que "planto" hoje...amor, fidelidade, honra pelo nome que carrego, respeito, cumplicidade, perdao e o meu eterno ceder...sim porque a vida a dois eh um eterno ceder de ambas as partes.
    Posso dizer que sou abencoada por Deus, tenho uma familia linda...2 filhos e uma neta.
    Meu amor eh imensuravel...o qual conquisto dia a dia... e dou Gracas a Deus a cada segundo.
    Obrigada ao Sr Hilton e a Dona Consuelo, por existirem e permitirem dividir cada segunda da vida de voces.
    Que Deus os abencoe infinitamente, em todos os vossos dias!
    Sua sempre e eternamente...
    Norinha querida...rsrsr
    Beijos no coracao de cada um!

    Sandra P Sergio
    17/06/2011 - 19:52h

    ResponderExcluir
  10. Sempre reparei nesse lindo casal, aliás costumo reparar em quase tudo, inclusive na dona deste blog que é minha vizinha e que tão pouco sabia que ela escrevia tão bem. Bom "vizinha", se sua ideia era transmitir delicadeza e amor através desta história, voce conseguiu isso de maneira encantadora. Já o casal, tive o imenso prazer e satisfação de conhecê-los hoje, e por mais incrível que pareça me senti tão bem recebida na casa deles, que por nenhum momento tive vontade de ir embora. Por curiosidade minha, perguntei há quanto tempo eles estavam casados e para minha surpresa dona Consuelo respondeu : "querida nós nao somos casados, ainda somos namorados. Ele é divorciado e eu sou viúva. Hoje em dia nao queremos ser propriedade um do outro através do casamento, apenas queremos ser COMPANHEIROS um do outro". Confesso que fiquei até sem resposta quando ela me disse isso, eu apenas sorri.
    Agradeço a Deus por me dar a oportunidade de conhecer pessoas como voces!
    Um grande abraço,

    Daryanne Cintra - 602

    ResponderExcluir
  11. Como poderia eu não divagar, com esse casal, tão encantador, eu sempre encontro os dois lindos no cassino, tenho um carinho muito especial e muita admiração. Minhas filhas adoram e admiram a maneira especial deles viverem tão amorosamente é lindo é gostoso de se ver, realmente são apaixonantes.
    Um grande beijo nos dois.
    Eliana Gil Gomes e Gil Gomes, somos seus fãs.

    ResponderExcluir