terça-feira, 21 de junho de 2011

Um mergulho na história!


Na noite de ontem, dia 20/06/2011, por um “feliz acaso”,  estive no lançamento do site  que reescreve,  “agora no mundo virtual”  as mais de 350 edições do jornal NOSSO TEMPO  ( entre 1980 e 1989 que circulou em Foz, região, Paraguai e Argentina ) – Depoimentos  breves e ainda assim calorosos de seus três fundadores Juvêncio Mazzarollo, Aluízio Palmar e Adelino de Souza me fizeram viajar no tempo, mesmo sendo estranha à essa terra (oeste do Paraná), confesso ter ficado comovida ao ouvir as sinceras declarações de como era feito o jornalismo em uma época difícil, sem muito recurso, e cheia de perseguições políticas... uma verdadeira aventura, um pouquinho, ou melhor, “muito das histórias vividas por personagens que construíram esta cidade que agora também é minha cidade, minha porque me acolheu, minha porque depois da noite de ontem algo em mim se moveu, quando ouço e vejo registros tão verdadeiros (as manchetes das capas expostas no local são memoráveis “nuas”, “diretas”, “inteligentes”), volto a acreditar na redenção, na união e na luta!
Ontem como bem comentou o Sr. Aluizio Palmar, uma importante parte da trajetória de Foz do Iguaçu, saiu do fundo de um armário e ganhou o mundo, se “escancarou” para que todos, principalmente nós que vivemos nesta cidade, saibamos sob que condições estamos hoje aqui e principalmente para aprendermos com tudo que já foi dito, que já foi feito, é nossa história, eu diria até, “nossa história articular”, que ganha vida! O “jornalista”, ontem,  o “engajado”, o “comprometido” ganhou um lugar especial no meu coração! 

Parabéns aos envolvidos nesta iniciativa: MEGAFONE – Rede Cidadania na Comunicação, Itaipu Binacional,  Uniamérica, Guatá – Cultura em Movimento



Acesse o site e mergulhe na história!

Nenhum comentário:

Postar um comentário