domingo, 10 de julho de 2011

"Pay it Forward"



Me acabei em lágrimas assistindo  "A Corrente do Bem",  lançado em 2000 nos EUA e no Brasil em 2001.  Um pouco atrasada, um pouco fora de época, assim como a mensagem do filme, acredito que as coisas escolhem as pessoas na hora certa, se esse filme chegou agora para que eu o assistisse , é porque meu momento está em ressonância com ele, pelo menos é assim que tem acontecido minha vida, em quase tudo tem sido assim, com livros, com trabalhos, com pessoas, com comidas etc... tudo chega à mim quando eu preciso, muitas vezes para me trazer mais conhecimento, outras para esclarecer dúvidas e ainda para que eu veja que estou errada, mas, surpreendentemente tem acontecido e o filme em questão chega em um momento em que me questiono "enquanto agente de mudanças", sou ou não sou capaz de fazer diferença? afinal, nossos atos, estão ou não estão ajundando a escrever a história?  até que ponto eu  tenho sido apenas um mero adereço, um enfeite (mesmo que desajeitado) para compor a nossa linda paisagem? me incomoda a minha passividade diante de tanta bizarrice, tando desaforo, tanto terror.   Bom, assisti o filme e adorei a mensagem, muito mais, eu acredito nesta possibilidade. Sou romântica, sou idealista (agora com muita cautela), sou "ingênua", porque não quero levar vantagens em meu relacionamentos, não quero levar vantagem em meu trabalho, não quero me aproveitar da distração de ninguém, tem sido assim minha vida toda, é herança de pai e mãe... talvez por isso eu ainda não tenha ido estudar teatro na Alemanha, talvez por isso minha vida não tenha sido tão fácil como alguns pensam. Me tomam por "tola",  sim, porque já vi nos olhos de muitos "espertos" esses pensamentos, mas eu pergunto: e dai? há algum mal em ser assim? cada um a seu modo que passe adiante o que acha que vale a pena... eu quero passar o melhor de mim, quero continuar tola e ingênua, na verdade eu preciso continuar assim! Embora eu não seja pessoa de meias palavras, não quero ferir ninguém, muitas vezes tenho sentido olhares de desconfiança, de julgamento, porque creiam, sou romântica no modo em que acredito que a vida pode ser, mas, mais do que isso,  aprendi a ler muito mais que as palavras que me apresentam, ouvir muito mais do  que as palavras que dizem, ver além das imagens que me propõem ! Alguns vão beber do copo e achar insípido, já outros, só os cronópios, esses  beberão uma "água com  açucar" com gosto de fel! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário