sexta-feira, 19 de agosto de 2011

"...ligeiramente antropofágica..."



         Na noite de ontem, 18/08,  aconteceu, no Salão de Eventos da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, o lançamento do livro  Cronópio Godot, da poeta iguaçuense Jeane Hanauer. Quem esteve presente pode compartilhar momentos inesquecíveis para a história da produção literária na cidade. Jeane falou de sua trajetória e de seu “caso” de amor eterno com a palavra, suas inquietações, suas dores, suas dúvidas, sua embriaguez, como fica bem explicito em sua poesia genuinamente confessional, verdadeira, envolvente e perturbadora!
        Pedro Bandeira, escritor de suma importância no cenário nacional (Pedro já vendeu mais de 22 milhões de livros, coleciona prêmios e hoje é o autor preferido de crianças adolescentes e educadores), autor do prefácio de Cronópio, esteve prestigiando e homenageando com suas generosas e delicadas palavras (e presença)  nossa poeta. Uma reunião “quase” íntima, com poucas, porém especialíssimas presenças de amigos e colegas  também escritores, com destaque para a participação de Adelino de Souza – Diretor/Presidente da Fundação Cultural – que surpreendeu e emocionou à todos, recitando um poema de Jaime Caetano Brown, seu presente para Hanauer – singelas atitudes tocam nossa alma frágil e sedenta de calor (que delicadeza!). Assim passaram-se as horas, regadas a um bom vinho, sonoplastia de primeira, Willian Nunes e Yuri Amaral, trazendo as deliciosas presenças de Villa Lobos e Yann Tiersen    ao piano,  Orquídeas do “PARAÍSO”  e o mistério inebriante e tempestuoso da poesia e da palavra em cada olhar. Ainda acredito que esta cidade, Foz do Iguaçu, possa ser notícia nacional pela produção artística de seu povo e não pelos fatos trágicos e acontecimentos policiais.  Já temos o queijo, saborosíssimo sendo preparado e sobrevivendo, por absoluta teimosia, nas alcovas, agora resta aos “detentores das facas", terem a elegante atitude de cortá-lo... Sucesso sempre e muita inspiração para Jeane Hanauer!            

 Jeane Hanauer

Pedro Bandeira & JeaneHanauer

Yuri Amaral interpretando "Yann Tiersen"

Nilton Bobato&Jeane Hanauer

Adelino de Souza - Diretor/Presidente da Fundação Cultural
William Nunes interpretando "Villa Lobos"

JeaneHanauer & Tenn Simioni


Dr. Renato & Alex Schorsch, brindando GODOT...




o escritor Pedro Bandeira & Joane Vilela (Secretária Municipal deEducação)

Lindas orquídeas do "Paraíso das Orquídeas"

Jeane Hanauer, autografando seu "Cronópio Godot"

FUGAS
Fujo para lugar nenhum
todo dia.
Elaboro planos de fuga,
disfarces,
rotas,
esconderijos.
Cavo túneis subterrâneos
e nada:
volto, pródiga, ao poema.
(Jeane Hanauer em "Cronópio Godot")


Paraiso das Orquideas 
(45 3529 0100)

4 comentários:

  1. Wynia de pura luz: chorei as melhores lágrimas lendo isto. Vc tem o dom da palavra, diabo! pelo amor de Deus, criatura! vc traduziu cada detalhe de forma perfeita, tirando palavras de minha boca. o poema no final, inclusive. Creio que necessitarei mais algumas encarnações pra retribuir você.

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo trabalho Wynia!!! Que Deus e as Flores Continuem te iluminando;
    Votos da Equipe do Paraiso das Orquideas!

    ResponderExcluir
  3. Sensible comentario, que bien vale al menos unas palabras. "Me hiciste vivir esos instantes intimistas, hasta percibir el aroma de la orquidea. Soy en parte amigo de Jeane y vivo en la argentina. Por esas coordenadas del tiempo hace mucho que no nos vemos ni escribimos, seguramente porque queremos que sea así" "por eso te agradezco de corazón que hayas publicado ese lindo comentarios y esa fotos sensibles y exactas" Sin conocerte, conociendote ahora Gracias".

    ResponderExcluir
  4. Gracias, Roberto. Ya estarás con el libro en las manos.

    ResponderExcluir