segunda-feira, 18 de abril de 2011

Uma linha tênue...


Remexendo minha memória, encontrei Medeia, a feiticeira poderosa, da mitologia grega que,  movida pelo amor/ódio, comete um dos atos mais condenáveis para nós humanos (ela é uma semi-deusa). Lembro de ter assistido algumas montagens do texto de Eurípides e em cada uma delas, leituras absolutamente distintas (é a magia do teatro). Absolvida ou condenada,ela sobrevive e atua no espírito de muitas mulheres que entregues à paixão desmedida, agem violentamente carregando para a eternidade a mágoa, o arrependimento, o remorso. Sempre fui uma apaixonada pela Grécia, por sua filosofia, sua mitologia que costumo chamar de “psicologia grega” na minha “ignorância de autodidata bem amadora”. O trocadilho existe por eu acreditar que todo sentimento humano e todo movimento da natureza ,esta ali, lindamente escancarado para que qualquer interessado possa degustar e aprender um pouco mais sobre si  e sobre "o outro". Aventuras, traições, inveja, força, ciúme e todo sentimento que existe na composição de “nosso” complexo e brilhante cérebro/coração. Tudo se entrelaça, deuses, homens, animais, fenômenos da natureza, emoções, astros, tudo, formando um só corpo e pulsando para contar e até elucidar de uma maneira tão suave, mesmo que muitas vezes trágica, uma história que ainda não está acabada, lamentávelmente agora sem poesia, sem comédia, sem sonhos, sem semi-deuses e sem heróis!
Voltando a MEDÉIA (ou Medéa),  coincidentemente me caiu esse livro nas mãos (como temos o poder de atração, não?) e tive vontade de falar sobre essas "Medéias" que estão por ai, nos bares, no supermercado, em suas casas, traídas, depois de terem deixado tudo por um  “Jasão”, sozinhas com seus filhos ainda tão "pequenos e frágeis", mesmo fortes, com a “alma desamparada”, tendo que engolir e aplaudir a felicidade e a beleza jovial de Glauce  e  prestes a cometerem uma “irreversível loucura” ! Agradeço muito pelo TEATRO ser dialético, assim eu tiro minhas conclusões e você , se houver interesse, pode ter a tua! (talvez precise ler o livro)! E, quem sabe, nos encontramos para uma "incursão"  na história? Boa leitura!



*Chico Buarque e Paulo Pontes contextualizaram a "Medéia de EurÍpedes" na peça “Gota D’àgua”

- este livro pode ser encontrado na Livraria NOBEL no Cataratas JL Shopping -
            

3 comentários:

  1. Olá Wynia!
    Passei aqui p/ conhecer seu blog,e simplismente amei garota!! E já me tornei seguidora de carterinha..rsrs

    Adorei sua importância á essas filosofias(o que é um "pouco" raro..rs!) e á notável atenção á esse livro.Pode ter certeza vou procurá-lo! ;)
    Aproveitando quero deixar o convite: Visita lá nosso blog,vou adorar tê-la como seguidora e acho que vou gostar mais ainda de seus comentários..rsrs!!
    Adorei mesmo seu blog.Esta convidadíssima.

    UM super beijo.Boa sorte em tudo (Ariane)

    carolgregorivilamadalena.blospot.com

    ResponderExcluir
  2. obrigada pela visita, fico feliz que tenha gostado e vou correndo ver o teu! bjs!

    ResponderExcluir
  3. AMOOO a GRÉCIA também... e não posso morrer sem conhecê-la!

    ResponderExcluir