quinta-feira, 5 de maio de 2011

O VALOR DE UM ABRAÇO...

Pensando em “abraço” me veio uma lembrança dos tempos em que eu dava aulas de teatro em algumas instituições que recebiam crianças e adolescentes carentes,(carentes de que?), em umas como voluntária, em outras como contratada, mas isso nem importa... Me lembrei de coisas tristes, de vidas tristes, de infelicidade (assunto para outro post), e o que mais me chamou atenção (graças ao bom Deus não me “criei” naquele lugar) em um destes  lugares em particular, foi um presidido por uma “Dama da Alta sociedade” (tão alta que não consigo enxergar), que mantinha uma certa “distância das crianças”  - elas eram 'sujinhas' e queriam o “contato”    (porque sempre colocam lobos para cuidar de ovelhas?), esta senhora me demitiu , porque não montei nenhuma “pecinha” para ela mostrar às outras “damas da alta sociedade” como as crianças eram "educadas"  e como "ela" fazia um bom trabalho, porém durante muito tempos após minha “explusão”  encontrava alguns deles pelas ruas e eles corriam e me abraçavam (esse era meu espetáculo). Ia para minhas aulas, super preparadas dentro de uma metodologia que eu havia escolhido e de acordo com o indicado para determinadas faixas etárias etc, etc, etc ... psicologias, pedagogias, filosofias e muitos “ias”, que a gente aprende na faculdade... mas que muitas vezes não servem pra nada principalmente quando falamos de “carne viva”, de queimadura” de “flor da pele”... Passava minhas horas de “conversê” com os meu queridos, falando bobagens e ouvindo suas histórias... e que histórias...  que cargas... que fortalezas...,  enfim, meus pequenos heróis, não queriam saber de teatro, meus pequenos heróis , queriam apenas abraços, abraços silenciosos porque a vida deles já lhes fazia muito barulho e eles queriam descansar... adormecer... e talvez, quem sabe, sonhar... muitas vezes choro quando lembro deles..
O abraço entra em minha vida, onde as palavras já não “dão conta” de falar!

 Belos abraços captados pelas lentes de Beto Prestes no WOOD'S BAR 

Não posso falar de abraço sem citar Eduardo Galeano e seu maravilhoso “Livro dos Abraços” – um livros de histórias, contos,  relatos, curtos, doces e profundos que nos provocam inúmeras reflexões...  


Aqui está só uma pequena amostra para deleite e também para deixar este meu humilde blog e minhas “tolas e vazias palavras”  com uma pitada de verdadeira poesia!




O mundo
Um homem da aldeia de Negua, no litoral da Colombia, conseguiu subir
aos ceus. Quando voltou, contou. Disse que tinha contemplado, la do alto, a vida
humana. E disse que somos um mar de fogueirinhas.
— O mundo e isso — revelou —. Um montao de gente, um mar de
fogueirinhas.
Cada pessoa brilha com luz propria entre todas as outras. Não existem
duas fogueiras iguais. Existem fogueiras grandes e fogueiras pequenas e fogueiras
de todas as cores. Existe gente de fogo sereno, que nem percebe o vento, e gente de
fogo louco, que enche o ar de chispas. Alguns fogos, fogos bobos, não alumiam nem
queimam; mas outros incendeiam a vida com tamanha vontade que e impossível
olhar para eles sem pestanejar, e quem chegar perto pega fogo.
(Eduardo Galeano – Livro dos abraços)

13 comentários:

  1. Ah um abraço...gesto caloroso, que nutre a alma!

    ResponderExcluir
  2. Como um abraço faz bem, é bomm, sentir calor humano!!
    p.s:Que poesia maravilhooosa p final da matéria!
    Beijos Wynia.
    Camile

    ResponderExcluir
  3. adoro visitas como as de vc, sensiveis e emocionadas! obrigada meninas lindas"

    ResponderExcluir
  4. Adorei, lindo! Um abraco vale muito!

    ResponderExcluir
  5. Um abraço sincero é a melhor coisa do mundo.
    Adorei a materia.Beijos
    Débora

    ResponderExcluir
  6. obrigada lindas Fabiana e Debora! um abraço às duas rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Wynia, parabéns pelo post. Ele é tão intenso que dá pra se sentir abraçada! E falando em Eduardo Galeano: SOMOS O QUE FAZEMOS, MAS SOMOS PRINCIPALMENTE O QUE FAZEMOS PARA MUDAR O QUE SOMOS. Acredito que os seus abraços fraternos tenham feito uma grande diferença na vida destas crianças! Q vc sempre possa semear + alegria no mundo! bjo bjo, Dai Folletto.

    ResponderExcluir
  8. Dai, querida me emocionei! um forte abraço e obrigada pelo comentário e pela visitinha! bjs

    ResponderExcluir
  9. Já me senti abraçada! bjos! Dai Folletto

    ResponderExcluir
  10. Wynie.....ADORO seus post...PARABÉNSSS***......**mais um pouquinho de Galeano**........Minhas certezas se alimentam de dúvidas.
    E há dias em que me sinto estrangeiro em Montevidéu como seria em qualquer lugar do mundo. E, nestes dias, dias sem sol, noites sem lua, nenhum lugar é meu lugar…
    …e não consigo me reconhecer em nada nem em ninguém.
    O livro dos abraços - Eduardo Galeano

    ResponderExcluir
  11. pelas reticencias e estrelinhas este comentário acima é da Silvia Rodrigues, só por isso vou publicaar rsrs obrigada pela visita e por mais um pouquinho de Galeano aqui! bjs!

    ResponderExcluir